Um uruguaio que ama o Brasil

Jorge Drexler - Priscila Tieppo

A admiração que sobra em Jorge Drexler à cultura brasileira, principalmente a música, salta aos olhos. Brasileiros que pouco conhecem o próprio quintal jamais entenderiam um uruguaio se apaixonar tanto por cantores e compositores do nosso país. Fato é que temos um dos cenários culturais mais interessantes do mundo. E Drexler sabe disso.

Quase brasileiro. Fala português com clareza, apesar de escorregar com expressões como “mais grande” e é fã de Caetano Veloso e Arnaldo Antunes. Em suas canções já fez referências aos dois brasileiros e já citou cidades como Salvador.

Ele era o artista estrangeiro perfeito para fechar a Virada Cultural e o fez. Entrou no palco para passar o som e diante da animação do público teve de explicar que era apenas “um treino para o concerto”.

Ao voltar, às 18h em ponto, fez de fato o que todos esperavam: cantou, dançou, conversou, se empolgou e, no final, concedeu duas voltas ao palco.

No repertório incluiu três canções de Caetano: “Sampa”, “Fora da Ordem” e “Dom de Iludir”. De Arnaldo Antunes, do Titãs, ficou com “Disneylândia”, que faz parte de um dos seus discos.

Homenagens feitas ao Brasil, o resto foi uma mistura de todos os discos do cantor. Entre os hits, estavam “Amar la trama”, “Deseo”, “Todo se Transforma”, “Sea”, “Al otro lado del rio”, entre outras.

Drexler parecia realmente grato por poder cantar para uma multidão ao ar livre e a todo momento agradecia a oportunidade. Chamou os paulistas de “queridos” diversas vezes e terminou o show ajoelhado no palco reverenciando os fãs. Lindo.

Mas, antes, cantou sua gratidão com “Me Haces Bien”, dizendo que o público paulistano fazia muito bem a ele. A música foi improvisada em um bis improvisado. Após já ter voltado, o cantor foi convidado pelo locutor do palco Júlio Prestes a retornar ao palco. “Não tinha preparado nada para agora”, disse, encabulado. Mas cantou para a alegria dos que não arredavam o pé do lugar.

É, sem dúvida, um dos cantores mais talentosos da América Latina. Que ele volte logo para nos visitar.  Porque ele nos faz muito bem também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s